STUDIO KLINICAL

PILATES E ACUPUNTURA

KARINA MARINHO

Studio Klinical Pilates

Pilates para gestantes

O Pilates vem ganhando cada vez mais espaço, e já existem studios dedicados apenas a ensinar a técnica e ajudar as mamães a terem uma gestação tranqüila, com movimentos que exigem cuidado,equilíbrio,coordenação, força,controle, alongamento muscular e correção postural. Além disso, mostra uma opção adequada para estas mulheres que estão em busca de novas terapias para melhorar a qualidade de vida durante este período.

As aulas de Pilates são personalizadas e qualquer pessoa pode praticar, promovendo a capacidade de realizar movimentos de baixo impacto articular. Para isso, é preciso respeitar o limite de cada aluna desde que tenha passado pela autorização do seu médico de confiança e que esteja no terceiro mês de gestação, caso seja sedentária, pois no primeiro trimestre ocorre a formação fetal e uma grande liberação hormonal que influência todo o corpo da mulher. O aumento da freqüência cardíaca e da flexibilidade pode gerar uma sobrecarga nas estruturas.

Para isso, é importante verificar se a mamãe e o bebê estão bem. Se estiver tudo ok, e o médico liberar para prática o método, a mamãe já pode iniciar com um profissional capacitado.

As gestantes conseguem atingir todos os benefícios da prática, principalmente com a melhora da circulação sanguínea e linfática, a eliminação de dores musculares devido às alterações de postura na gravidez. No caso, de uma mulher que já praticava exercícios, não existem restrições, pois o Pilates ajuda na hora do parto normal e fortalece a musculatura pélvica, o que proporciona uma melhor sustentação desta região para o peso do feto. Além disso, estimula o desenvolvimento da musculatura do abdômen e o trabalho de respiração, que também beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.

A prática tem ainda efeito preventivo , a aluna passa a adquirir uma proteção muscular em cima da coluna, principalmente na região lombar,parte mais afetada durante a gestação. Grande parte das dores presentes na gravidez são ocasionadas pelo despreparo da musculatura para sustentar o aumento de carga gerado pelo novo tamanho do ventre e dos seios.

Cuidados:

- A duração de uma aula para gestante é a mesma de uma aula convencional (uma hora) e são recomendadas pelo menos duas aulas por semana para que a gestante possa sentir os benefícios da prática em seu dia-a-dia.

- Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.

- Com a gravidez avançada, não é indicado deitar de bruços, pois a posição comprime o útero contra as costas e diminui a quantidade de sangue que chega ao bebê. A mãe também não deve prender a respiração por muito tempo durante o exercício porque o bebê também fica sem oxigênio.

- As gestantes não devem praticar nenhuma atividade que eleve a frequência cardíaca a mais de 120 batimentos por minuto, pois isso diminui a circulação sanguínea.

- Não dispense o instrutor, orienta o obstetra do Hospital Sírio-Libanês. Por causa da barriga, o equilíbrio da mãe fica alterado e o risco de quedas pode ser maior.

- "Busque um centro especializado tanto na aplicação do Pilates como na formação de instrutores do método."

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